Padre Enzo - O Fundador

 

PADRE ENZO RIZZO – UM MISSIONÁRIO NO BRASIL

Em 08 de Junho de 1951 nasce Padre Enzo Rizzo, na cidade do Tribano, Itália.
Mais tarde, aos seus 10 anos, entrou no Seminário dos Padres Capucinhos, primeiro em Rovigo e depois em Verona. 6 anos depois, foi forçado a sair por motivos de saúde, porém seu maior desejo era dedicar-se ao Senhor e aos irmãos.

Aos 24 anos Padre Enzo teve sua primeira experiência missionária na Costa do Marfim, África, onde participou da construção de um pequeno hospital em um vilarejo da região confirmando assim, seu desejo de dedicar definitivamente sua vida aos mais pobres e necessitados.

                                                                                                   

EMIGRAÇÃO PARA O BRASIL

Em 1980, já com seus 33 anos de idade, Padre Enzo larga tudo e se torna voluntário do MLAL- Movimento de Leigos da América Latina. Após 3 anos é enviado ao Brasil, ao chegar na cidade do Recife foi acolhido pelo voluntário italiano Daniele Zanatt, que já residia no país. Juntos seguiram para Limoeiro, local de residência de Daniele.

Em sua primeira semana, encontrou-se com grupos de Dirigentes Sindicalistas e da Pastoral da Terra, ainda com sua dedicação aos trabalhadores do canavial e crianças de rua.

Em 1984, mudou-se para Escada-PE, onde trabalhou junto aos cortadores de cana-de-açúcar.

5 anos depois, conheceu o Bispo de Palmares, Dom Acácio que acolhe Padre Enzo em sua diocese, amadurecendo ali sua vocação. Foi enviado à paróquia de Barreiros-PE, junto ao Padre Luciano Bianchi, sacerdote de Brescia.

                                                                      

                                                                                               

O SACERDOTE

Aos 42 anos de idade, Padre Enzo Rizzo torna-se padre. Ressaltou em sua primeira homília que os homens, as mulheres e as crianças do canavial foram o instrumento que Deus usou para revolucionar sua vida.

No ano seguinte, Dom Acácio lhe confia à comunidade de Tamandaré-PE, ainda povoado de Rio Formoso-PE, cidade com aproximadamente 15.000 habitantes.

Dentro de 5 anos, Padre Enzo mudou a cidade que estava em estado de desintegração para comunidade viva, tornando-se um pequeno paraíso de esperança!

            

 

O PROJETO 

Com sua mãe doente, Padre Enzo retorna para a Itália em 1994, mas também para chamar a atenção dos seus amigos Italianos “O Progetto Tamandaré”.

Após 1 ano, com a emancipação de Tamandaré, finalmente Padre Enzo se tornou o primeiro pároco da Paróquia de Tamandaré, dedicada a São Pedro.

Seu objetivo era “a formação de uma comunidade de homens e mulheres conscientes de sua dignidade como pessoas, de sua grandeza de filhos de Deus e, portanto, capazes de planejar e viver um futuro de liberdade e serenidade”

Sua primeira e mais importante conquista foi a Creche Solidariedade, no bairro Estrela do Mar, uma pequena casa para atender cerca de 40 crianças, totalmente mantida por meio de doações e ofertas da Itália.

O FIM PARA UM NOVO COMEÇO

Forçado a voltar para a Itália devido a sérios problemas de saúde, Padre Enzo ainda sim, possuía o enorme desejo de se recuperar para retornar ao Brasil.

Dias antes da sua partida, celebrando o sétimo ano de seu sacerdócio, disse: “Quando eu não estiver mais aqui, não esqueçam das minhas crianças!”

Para que não deixassem o Projeto Social morrer, seu cunhado Gianni Migliorini, sua irmã Gabrielle Rizzo, familiares e amigos, fundam no mesmo ano a ONG Italiana: Gisal Onlus.

Seu principal objetivo era arrecadar fundos através de doações a distância.

O legado de Padre Enzo, seguiu através da Irmã Margarida, colaboradores brasileiros, parentes e amigos Italianos

Hoje convidamos cada um de vocês, para nunca deixar essa chama de amor se apagar, permanecendo indelével e eternizando essa histór

Na noite de 27 de Janeiro de 2000, 10 dias após a celebração, Padre Enzo entrou na luz, deixando assim seu legado em amor e obras para os últimos e aos pequeninos.